Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39376

Compartilhe esta página

Título: Narrativas de vida e formação docente em artes visuais na UFPE
Autor(es): SILVA, Juliana Wanderley
Palavras-chave: Ensino das artes visuais; Formação docente; Narrativas de vida
Data do documento: 28-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Juliana Wanderley. Narrativas de vida e formação docente em artes visuais na UFPE. 2020. DISSERTAÇÃO (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Esta pesquisa teve como finalidade compreender processos de formação docente em Artes Visuais na Universidade Federal de Pernambuco, utilizando o amparo teórico-metodológico do movimento autobiográfico em diálogo com autores como Souza (2007), Oliveira (2011), Josso (2002) e Delory-Mombeger (2015) no campo das narrativas de vida. O movimento autobiográfico atravessa o terreno da reflexão sobre os processos educacionais a partir da centralidade na voz dos sujeitos, da memória e do pensar sobre si. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco no componente “Estágio Curricular em Ensino das Artes Visuais II”, que tem como objetivo observação e regência em turmas do Ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e Médio Técnico, durante o segundo semestre do ano de 2018. A investigação aconteceu em parceria com o grupo de nove estudantes matriculados que produziram narrativas visuais e imagéticas ao final do componente como atividade conclusiva, contemplando questões sobre a formação pessoal, a relação com a Arte e a experiência do estágio. Dessa forma, mergulhei nesta pesquisa analisando o material produzido pelo grupo, a fim de responder à seguinte questão: Como as narrativas de vida/escritas de si revelam processos de formação docente em estudantes da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco? A investigação concluiu-se mediante seis eixos, intitulados Ramificações, a densidade e complexidade do grupo, bem como procura expressar demandas e possíveis caminhos a serem trilhados na formação docente em Artes Visuais na Universidade Federal de Pernambuco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39376
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliana Wanderley Silva.pdf4,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons